Novo iPad permite troca de operadora sem mudar de chip



A Apple desenvolveu uma novidade interessante que acabou não dando as caras no evento da última quinta-feira, mas tem potencial para mudar a indústria móvel. A empresa criou um chip SIM que permite a troca de operadoras com apenas alguns toques, sem a necessidade de ficar trocando o chip toda hora.
Chamado Apple SIM, o chip está incluso nos novos iPads Air com conexão celular tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. Ainda não se sabe se outros aparelhos também terão suporte ao sistema.
O chip, de acordo com a Apple, permite a seleção de planos de curto prazo de algumas operadoras (nem todas aderiram). Assim, o usuário poderia escolher o plano mais adequado à sua necessidade naquele momento, sem compromissos de longo prazo. O recurso permitiria que, ao viajar para outro país, você escolha uma operadora local que ofereça os serviços de que você necessita.
Por enquanto, o chip é removível, já que não são todas as operadoras fecharam parceria, o que significa que ainda pode ser necessário trocar chips em alguns casos. Não é muito difícil ver, porém, como isso poderia mudar o mercado. Traduzindo para o mercado brasileiro, você poderia ter um iPad com o Apple SIM e, quando precisar de internet móvel, contratar um plano temporário da TIM, Vivo, Claro ou Oi, sem precisar nem mesmo entrar em contato com a operadora. Isso, claro, se as empresas aceitarem e firmarem parceria.
Também não é difícil imaginar a novidade chegando para os iPhones em um futuro não muito distante.
Desde que lançou o primeiro iPhone, a Apple declarou guerra aos chips SIM e sempre ditou a tendência de reduzir o tamanho do cartãozinho que é inserido no celular, frequentemente seguida pelos concorrentes fabricantes de Androids e Windows Phones. O sonho, porém, sempre foi extinguir de vez a sua existência e abolir a necessidade de abrir o celular para trocar de chip, e agora esta realidade está próxima. E, se a moda pegar, será o fim definitivo daquele chip tão tradicional.

Postar um comentário

0 Comentários